New Property

loading...

SALAS COM LAREIRA | OPÇÕES E AMBIENTES DE DECORAÇÃO

Salas com Lareira  |  Opções e ambientes de Decoração

Com a chegada do Outono e das temperaturas mais frias, recuperamos dos armários roupas mais quentes.

Mas para quem ainda tem o sonho de ter uma lareira em casa para relaxar diante de uma chama quente e agradável,  este artigo identifica algumas vantagens, desvantagens e as diversas formas de organizar e decorar uma sala com lareira. Quando escolher a sua tenha estes aspectos em consideração.

Lareira a lenha
São geralmente embutidas na parede e feitas em alvenaria (o acabamento pode ser em tijolo, pedra, mármore, etc.), ou de ferro, que tem um visual mais rústico por manter a sua cor original escura. É indicada para moradias, pois necessita de uma chaminé para liberar o fumo, não sendo normalmente indicada para quem vive em apartamentos.

Terá que prever um espaço, de preferência próximo da lareira, para guardar a lenha, facilitando assim a reposição à medida que vai sendo queimada, soltando aquela chama hipnotisante e pequenos estalidos que são únicos.

Uma desvantagem é que o fogo nem sempre é muito fácil de acender e quem não tem prática pode demorar algum tempo. Este tipo de lareira tem uma manutenção constante para manter a chama acessa e necessita de ser limpa quando apagada.

Em termos de segurança, é imprescindível o cuidado com crianças e animais de estimação quando a chama está acesa!

Lareira eléctrica
Muito práticas e seguras já que com um apertar de botão as chamas (em 3D, imitando as chamas reais) são acesas e o calor começa a preencher o espaço. Ideal para quem tem crianças e para quem precisa de uma manutenção fácil, pois a inexistência de chamas e lenha não cria fumo ou fuligem, e por isso também não precisa de chaminé.

Nas vantagens ainda estão a fácil instalação, sem necessidade de uma grande obra dentro de casa e a modernidade do seu design (para os mais conservadores, existem modelos que imitam a aparência da lareira a lenha).

Nas desvantagens, o consumo de energia, dependendo do uso e da potência do aquecimento, pode ser elevado levando a um aumento na conta de electricidade.

Lareira a gás
Esta é uma opção de aquecimento sem o uso de lenha, mas com uma chama viva bem próxima daquele gerada pela lareira a lenha.

Tem uma manutenção rápida e pode ser utilizada em moradias ou apartamentos.

Uma vez que tem que ser embutida na parede e ligada a um ponto de gás (botija ou gás natural canalizado), necessita de alguma obra, mesmo não necessitando de chaminé.

As chamas podem ser azuladas (como as chamas de fogão) uma vez que se trata de uma queima de combustível.

Em termos de segurança, é imprescindível o cuidado com crianças e animais de estimação quando a chama está acesa!

Lareira ecológica
Funciona com álcool ou etanol, combustíveis renováveis e menos poluentes. Está a ganhar popularidade entre os diferentes tipos de lareira!

Tem chamas reais que também podem ser azuladas e não produz fumo nem fuligem, resultando numa limpeza muito fácil. O combustível utilizado é bem mais barato que a lenha. Não necessita de uma obra significativa para ser instalada.

Além desses tipos tradicionais, existem ainda outros tipos de lareira, como as virtuais ou lareiras digitais que produzem uma chama 3D e podem ser capazes de aquecer o ambiente.

Agora que já sabe um pouco mais sobre como escolher a lareira ideal para a sua casa, veja a nossa selecção de imagens com salas de decoração bem diferente, modernas e clássicas onde a lareira é o elemento comum.

Inspire-se!

Tag:
PARTILHA:
ENCONTRE UM IMÓVEL
Inscreva-se

Seja o primeiro a conhecer os nossos imóveis e a receber novidades e as últimas notícias do mercado!